terça-feira, 25 de setembro de 2012

TEATRO FORMA ATORES AMADORES EM ALTO ARAGUAIA.

Foto: Olivia 



Por Aline Martins.

O projeto Artes Dramáticais desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) esta sendo trabalhada com alguns adolescentes da escola Estadual Maria Auxiliadora. O projeto tem como objetivo desenvolver peças de teatro dentro das escolas, para formar atores amadores. Coordenado pelo professor de engenharia de computação, Max Robert Marinho há cerca de quatro anos, e  afirma que o teatro é mais uma cultura de extrema riqueza quanto para os estudantes que estão atuando  como para os telespectadores.
Os ensaios acontecem três vezes por semana dirigido pelo bolsista Casimiro RiosGarcia, que ressalta terem o intuito de sempre trabalhar com peças de teatro que levem a sociedade a refletir sobre o tema abordado. ’’O teatro é importante para o adolescente, pois ajuda no seu desenvolvimento e em sua formação, despertando o desejo pelo conhecimento, e transmitem para os Telespectadores cultura conhecimento, e reflexão declara’’.
A peça de teatro que esta sendo desenvolvida pelos alunos tem como tem a Paz. A aluna do 7º ano Larissa Carvalho de Souza (11), afirma estar gostando bastante de fazer teatro pela primeira vez,”Eu estou gostando muito de fazer teatro pois tenho um pouco de vergonha e o teatro  nos motiva a perder um pouco de vergonha, declara”. A peça será apresentada no dia 26 de setembro no 7º Simpósio de Jornalismo na Unemat, e na Escola Maria auxiliadora o dia 28. 
 A origem do teatro faz referência às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.
 Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis. O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria. A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta. A implantação do teatro no Brasil ocorreu em razão do empenho dos jesuítas em catequizar os índios.
Trabalhar com o teatro na sala de aula, não é apenas fazer os alunos assistirem as peças.
Mas representá-las, inclui uma série de vantagens obtidas: o aluno aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a expressão corporal, a impostação de voz, aprende a se entrosar com as pessoas, melhora o vocabulário, trabalha o lado emocional, cresce as  habilidades para as artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurino e montagem de cenário).

Oportuniza a pesquisa, desenvolve a redação, trabalha a cidadania, religiosidade, ética, sentimentos, interdisciplinaridade, incentiva a leitura.
Propicia o contato com obras clássicas, fábulas, reportagens; ajuda os alunos a se desinibirem-se e adquirirem autoconfiança, desenvolve habilidades adormecidas, estimula a imaginação e a organização do pensamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário