quarta-feira, 24 de agosto de 2011

As notícias online vem ganhando espaço



            foto:agenciabrasil.ebc.com.br jornalistas

Por: Casimiro R. García
             
Para muitos leitores as notícias online é baseada no usuário, as noticias são um processo que envolvem mais profissionais responsáveis pela sua publicação, podemos encontrar nos jornais online, onde o usuário tem mais poder de determinar o que é o não é noticia do que em um jornal impresso, a idéia é valorizar ao usuário onde pode determinar a notícia.
           


Na prática podemos chamar de jornalismo cívico ou jornalismo público, que no passado tentou aumentar o envolvimento dos cidadãos no processo da edição de um jornal. A influência do marketing e a propaganda também tem um papel importante. Para a definir o tipo de usuário na agencia de notícias.


O noticiário online, favorece a transformação do processo informativo num diálogo, entre produtores e coletores de informação, as coberturas jornalísticas online tendem a ampliar o número de vozes, isto abre a possibilidade de aumentar a contestação, através de conflitos de opinião, de uma forma muito mais intensa de que a mídia convencional.

A noticia surge da importância que os jornalistas online dão aos internautas, sendo que a opinião e do usuários. Muitas vezes o publico começa a notíciar as informações em ambiente online.

Muitas vezes os jornalistas profissionais levam duvidas sobre o caráter noticioso desta participação do publico, apesar das resistências, o púbico é levado cada vez mais a sério pelos veículos convencionais. Além da ênfase da mídia convencional na informação local e nacional, o noticiário online está criando um novo tipo de notícia, destacando as necessidades e interesse de micro comunidades, coisa que a imprensa, rádio e televisão convencionais nunca conseguem fazer.

O jornalismo online está fazendo muito melhor do que a mídia convencional que é focalizar a notícia, o que vem para atender os interesses mais específicos, em vez do enfoque. O jornalismo online envolve muito mais pessoas dentro da informação. Informações sobre eventos de bairros ou ruas nunca conseguiram sair em jornais, mas agora encontram espaço fácil nos sites ou ate nos weblogs de ruas.         

Para concluir , David Gallloway diz: “ no jornalismo impresso, a gente ia para as ruas, vivia alguma experiência ou testemunhava algo, voltávamos para redação e colocávamos tudo em uma folha de papel. Nós não percebíamos o movimento ou ouvíamos os sons, exceto naquilo que podíamos traduzir em produtos impressos...acho que a internet está abrindo os nossos olhos e ouvidos para formas de jornalismo que nós não usávamos quando éramos um povo do papel”


           

                                  

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